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 Rei Timbrado Espanhol

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MensagemAssunto: Rei Timbrado Espanhol   Qua 17 Nov 2010, 22:38

Dou inicio a este tópico e como sou um apaixonado pelos cantos de aves e o que me transmite a vários nivéis deixa-me perplexo aqui vai umas coisitas pra que todos nós possamos aprender uns com os outros ,que é mesmo isso que se pretende nos foruns .

O Nosso amigo
TIMBRADO ESPANHOL

Historia:
No ano 1400 , quando HENRIQUE III enviou sua histórica expedição ao Arquipélago das Canárias, foi descoberto em ditas ilhas um pássaro fringilido em estado selvagem que cativou os descobridores tanto pela sua beleza como pela sua plumagem mas sobretudo pelo seu canto, ao ficarem admirados com seus trinos, na viajem de regresso, entre os presentes, figurava um casal de canários.

Foi tal o êxito e a admiração causada que em muito pouco tempo os canários ocuparam um lugar de honra no seio da nobreza. A partir daqui houve uma vertiginosa expansão deste cantor e florescendo um comércio à sua volta. Comprovada a sua adaptação e docilidade começando sua criação em cativeiro dando origem a uma grande paixão. Sabe-se que esta paixão pertenceu a Luís XI, de França, possuidor de magníficos casais destes belos pássaros oriundos daquele arquipélago espanhol e não só mas também dos Açores e Madeira , parte esta que não é muito referida pelos espanhóis, estamos então nos finais do século XV.
A partir do seu cativeiro sofreram várias transformações orgânicas que originaram múltiplas variedades que hoje são habituais entre os espanhóis.

Qual foi a origem do Timbrado Espanhol?
Os seus trinos primitivos passaram a sons mais musicais e sustentados, percepcionando seu reportório, nalguns casos aprendendo de outras aves, mas sempre conservando inatos seus timbres , piaus e chaus.
Nesta etapa esteve sempre presente o aficionado canaricultor, que além de seleccionar a prole com melhores qualidades, empregou outros pássaros, também fácies de manter em cativeiro, tais como pintassilgos, verdilhões e especialmente rouxinóis.

Com o passar do tempo e já em datas relativamente recentes, se tem noticias de exemplares descendentes destes aficionados canaricultores, criados e educados na Catalunha, sobretudo em Olot, Cañellas, Vich y Figueras que se destacavam pela perfeição de seu canto, chegando a possuir um reportório de notas metálicas muito alegres e variadas.

Este reportório obtido e conseguido pela força de tanta dedicação e selecção, praticamente desapareceu em 1936. Afortunadamente, em meados dos anos 40, um grupo de verdadeiros aficionados madrilenos decidiu recuperar a pureza da raça. Muito trabalho houve para localizar exemplares aptos para iniciar a tarefa que com tanto entusiasmo se havia imposto.
Três anos de lentos progressos e alguns fracassos conseguiram, por fim, restaurar o canto original, desde então, denominado Canário do Pais. Recuperada quase na totalidade a pureza da raça, e para evitar possíveis e novas degenerações, se impôs a necessidade de codificar a estrutura de canto para evitar sucessivos e possíveis desvios da raça. Depois de um estudo exaustivo de todos os giros compreendidos no reportório, por parte dos aficionados mais espertos do grupo, foi confeccionado um Código provisório baseado, no realizado pelo Dr. WOLF DE MAIKAMER, para os canários de canto ROLLER.
Posteriormente reformou-se este Código, mudaram-se o nome de algumas notas e sua pontuação, mas o mais importante e extraordinário desta reforma foi sem duvida, o acerto de substituir sua denominação pela de Timbrado Espanhol, mais concreta e definida.

APROVÇÂO DO TIMBRADO ESPANHOL
Finalmente, como prémio à determinação, esforço e zelo daquele admirável grupo de aficionados madrilenos, Espanha obteve um assinalável triunfo quando a 3 de Fevereiro de 1962, a Assembleia Geral da Confederação Ornitológica Mundial (C.O.M.) decreta por unanimidade o reconhecimento a nível mundial desta raça tão espanholíssima, colocando-se por méritos próprios entre as mais prestigiosas de todo o mundo.
TIPOLOGIA DO CANÁRIO TIMBRADO ESPANHOL
A parte das características especiais que definem seu canto particular que motivaram seu nome, a pureza da raça do canário Timbrado Espanhol, põe-se assim mesmo, de manifesto por seu aspecto exterior o fenotipo. Sua figura é estilizada e esbelta, de formas proporcionadas e suaves, imprimindo ao seu movimento um especial vigor, vivacidade e alegria. Seu fenotipo é definido pelas seguintes características:

TAMANHO: Oscila entre os 13 e 14 cm.
PLUMAGEM: É completa e bem apertada ao corpo.
As penas riçadas denotam impureza da raça
FORMA DAS PATAS: São delgadas, pequenas e dobradas em ângulo.
As patas em forma recta denotam impureza de raça
FORMA DA CABEÇA: É do tamanho mediano, forma proporcionada sem oferecer zonas desplumadas.
Os olhos são vivos de cor negro, cinzentos e castanhos.
A cabeça muito grande, com excessiva pena e olhos vermelhos, denotam impureza da raça.
FORMA DO PESCOÇO: Medianamente largo, em harmonia com a cabeça e o corpo.
FORMA DA CAUDA: A cauda está em linha recta com o corpo, algo aberta e em forma de cauda de peixe.
FORMA DO CORPO: É de forma afusada e em harmonia com a cabeça. Pescoço e cauda.
FORMA DAS ASAS: Estão apertadas ao corpo e levemente cruzadas na ponta.
CÔR DA PENA: Podem ser amarelos, verdes, cinzentos, brancos, isabéis e mesclados.
O factor vermelho não é permitido na plumagem do Timbrado Espanhol
RESUMO:
O canário Timbrado Espanhol possui rasgos determinantes e concretos que lhe são próprios como:

Bico curto e cónico
10 penas rémiges primárias,
12 rémiges secundárias,
Tamanho: De 13 a 14 cm.

Plumagem: É essencialmente verde ou mesclado,
Corpo: De forma arredondada, harmoniosa e suave,
Cauda: Em forma de cauda de peixe.
DEFEITOS:
Pata recta,
Pena riçada,
Olhos vermelhos,
cor branco recessivo,
cabeça com excessiva pena e
factor vermelho.
TIMBRADO ESPANHOL

Deixo tb aqui um guia multimédia pra que possam conhecer melhor o canto fantástico que produz
ajbonil
Sei que os Espanhóis querem dividir a raça por canto ou seja Continuo ou Descontinuo anda por lá uma zaragata do caraças Very Happy Very Happy
Enfim eles lá sabem


Ora deixo aqui uns atiguinhos sobre esta brutal raça de canto ,meus amigos




Ainda não acabou heheh Concerteza postarei mais algo
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Zé Luis
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MensagemAssunto: Re: Rei Timbrado Espanhol   Qua 08 Maio 2013, 18:33

Cantos Donwload Timbrado Espanhol





Aqui vos deixo uns cantos e explicativo sonoro do Rei Timbrado Espanhol
Timbrado Filtrado Curto
Zippyshare.com - timbrado_filtrado_curto.mp3
Timbrado Filtrado
Zippyshare.com - jaime.mp3
ccc.tours timbrado explicativo
Zippyshare.com - ccc.tours timbrado.mp3


_________________


Última edição por Zé Luis em Qua 08 Maio 2013, 18:36, editado 1 vez(es)
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Zé Luis
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MensagemAssunto: Re: Rei Timbrado Espanhol   Qua 08 Maio 2013, 18:35

Timbrado descontinou ,uma raça com personalidade própria





ESTE ESCRITO SE CONCIBIO COMO PUNTO DE PARTIDA PARA INICIAR UN
DEBATE SOBRE EL CANARIO DISCONTINUO Y ESTA FECHADO EN 2004. ES, POR
TANTO, ANTERIOR A LA ENCUESTA REALIZADA POR FOCDE A LOS CRIADORES DE
CANTO TIMBRADO ESPAÑOL.

Por la variedad y diversidad canora de este tipo de canario, cabría
pensar que se trata de un canario de canto indefinido y, por tanto,
inmerecedor de ser considerado como genuina raza de canto, pero nada
más lejos de la realidad. La homogeneidad canora de los ejemplares de
la raza se basa en la especialización en los giros de ritmo no
continuo, principalmente los de ritmo discontinuo (cuatro ó menos
sílabas emitidas por segundo), ninguna raza de canarios de canto
existente está seleccionada sobre la base de la emisión exclusiva de
los giros de ritmo no continuo; los giros de ritmo continuo (timbres,
rulos, rodadas, etc.) juegan un papel importante tanto en el Roller, como en el Malinois y el Timbrado, pero en la raza que nos ocupa su emisión implica penalización e, incluso, descalificación.
Características raciales:
La apariencia física
de esta raza difiere poco de la del resto de canarios de canto. Nos
encontramos ante un canario de apariencia robusta, tamaño medio, cabeza
grande, cuello corto (casi inexistente), pecho ancho, cola no muy
larga, patas cortas y plumaje liso y compacto. En lo que se refiere al
color, en principio, se admiten todos siempre que no presenten factor rojo.
No obstante, fuera del verde, el gris o pizarra, el bruno
-erróneamente llamado por muchos aficionados isabela-, el amarillo, el
blanco y los respectivos píos, hay que desconfiar y pensar en la
posibilidad de cruces con canarios de color. Se admiten los ejemplares
moñudos. En lo que se refiere al canto, se trata de canarios de
timbre de voz brillante, registro tonal alto o medio-alto,
imprescindible buena dicción, cadencia o ritmo de emisión pausado,
máxima musicalidad (puesta de manifiesto a través del pleno dominio de
sus facultades vocales y amplio registro tonal) y repertorio rico y
variado basado exclusivamente en los giros de ritmo no continuo, con
predominio de los de ritmo discontinuo sobre los semicontinuos. La
emisión del canto en tonos medios y bajos, acompañada de la realización
de un exceso de giros propios de otras razas, como el apoyo de la
canción en giros de ritmo continuo o en giros de agua, es un indicio de
cruce o desviación del estándar que conllevará la descalificación en el
concurso del ejemplar en cuestión. Podemos clasificar los giros que
conforman el canto de diferentes maneras, aquí utilizaremos cuatro
clasificaciones: A) POR EL RITMO DE EMISIÓN: Atendiendo a la cadencia o velocidad de emisión de las diferentes sílabas o partes del giro hablamos de:
1) Giros de ritmo continuo: Son aquellos en los que el oído
humano no puede apreciar separación alguna entre las diferentes sílabas
que conforman el giro, debido a que el número de las mismas emitido
por segundo es muy elevado (10 ó más) y se produce un efecto de
continuidad del sonido favorecido por las especiales características
sonoras de la consonante “r”. La emisión de este tipo de giros
conllevará la penalización o descalificación de los ejemplares que los
realicen.
2) Giros de ritmo semicontinuo: Son aquellos en los que
apreciamos cada una de las sílabas del giro, pero que apenas hay
separación o descanso entre su emisión (de 5 a 9 sonidos por segundo).
3) Giros de ritmo discontinuo: Variaciones en las que la emisión
de sus diferentes partes se realiza de forma claramente espaciada,
podríamos decir que el canario descansa entre sílaba y sílaba (Este
tipo de giros se emite a una cadencia mínima aproximada de unos cuatro
sonidos por segundo). B) POR EL TIMBRE O COLOR: Por las peculiaridades sonoras de los giros distinguimos entre:
1) Giros metálicos: Cuyo sonido recuerda al que producen los materiales metálicos.
2) Giros huecos: Su sonido nos recuerda al producido, por ejemplo, al golpear con los nudillos una cajita de madera vacía.
3) Giros acuosos: Recuerdan el sonido del agua, en diferentes
situaciones. Los tres tipos anteriores son los principales, pero
también podemos encontrar otros colores vocales.
C) POR SU TEXTO FONÉTICO:

1) Limitados: Aquellos giros que vienen definidos por la emisión de consonantes y vocales típicas determinadas.
2) Ilimitados: Aquellos giros en cuya composición fonética pueden intervenir todas las consonantes y vocales.
3) Parcialmente limitados: Aquellos giros en cuya composición, a
pesar de poder intervenir todas las consonantes y vocales, siempre
escucharemos unas consonantes y vocales determinadas.
D) POR SU COMPOSICIÓN:

Por la composición de los sonidos que conforman cada giro, hablaremos de:
1) Giros Simples: Los formados por sonidos monosilábicos o polisilábicos en los que sólo intervienen consonantes en la primera sílaba.
2) Giros Compuestos: Los formados por sonidos polisilábicos, con la excepción vista en los giros simples.
Los diferentes giros pueden ser realizados con modulaciones
ascendentes, descendentes u onduladas, con lo que la melodía del
canario gana en belleza y dificultad.
Avanzando en el conocimiento del canto, ha llegado el momento de presentar un posible estándar:
GIROS POSITIVOS1

Adornos compuestos...............35 puntos
Adornos simples......................30 puntos
Giros de agua compuestos.......16 puntos
Cloqueos..................................12 puntos
Giros de agua simples...............7 puntos
Total.....................................100 puntos


GIROS NEGATIVOS *

Rascadas..............................3 puntos
Nasalidad.............................3 puntos
Estridencias.........................3 puntos
Ritmos continuos**.............3 puntos
CATEGORÍAS

1ª De 90 a 100 puntos
2ª De 80 a 89 puntos
3ª De 70 a 79 puntos
INSUFICIENTE menos de 70 puntos
1Véase el esquema explicativo de los giros en el anexo.
* La penalización de dos ó mas giros negativos será causa de descalificación automática.
** El exceso y apoyo del canto en los giros de ritmo continuo será
causa de descalificación y no de penalización. En una segunda fase, a
medio - largo plazo, la emisión de giros de ritmo continuo desaparecerá
como falta y será causa de descalificación directa.

Este estándar rompe con el tradicional sistema de puntuación del 3-6-9
de Wolf y se decanta por un tipo de planilla-estándar, de concepción
más próxima a los estándares de postura; partimos de un tipo de canto
ideal de la raza. A pesar de que los ejemplares deben emitir giros
representativos de casi todos los tipos previstos en el estándar para
alcanzar las puntuaciones más altas, la asignación de puntos otorgada a
cada grupo dependerá de la importancia cualitativa de los mismos
dentro del canto del canario, ya que en el análisis y valoración del
canto tendremos en cuenta, ante todo, la perfección de la voz, la
pureza de dicción de los sonidos emitidos, su musicalidad y, por
último, el repertorio como elemento que personaliza, caracteriza y
define a la raza.

Los giros pueden dividirse en tres grupos según su importancia cualitativa, que no cuantitativa, en el estándar:

A) GIROS PRINCIPALES O SUPERIORES:
a. Adornos compuestos
b. Adornos simples
B) GIROS MEDIOS O BUENOS:
a. Giros de agua compuestos
b. Cloqueos
C) GIROS INFERIORES O ACEPTABLES:
a. Giros de agua simples


Click aqui para ver a imagem original de 941x552px.



Eu entendo bem o Espanhol ,mas penso tradizir este excelente artigo Espanhol

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MensagemAssunto: Re: Rei Timbrado Espanhol   Qua 08 Maio 2013, 18:43

9 Audios de Canarios Descontinuos.ouçam estas cantaroladas ,isto é cantar a sério

Timbrados Descontinuos
Amigos partilho com voçês este brutal video ,vale a pena

A razâo da vida ,impec
Vê-se o passarinho a mexer-se dentro do ovo ,apreciem


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MensagemAssunto: Re: Rei Timbrado Espanhol   

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