As Nossas Aves
Para se inscrever é só fazer o registo e começar a navegar pelo Fórum

fundador@sapo.pt


FÓRUM DEDICADO A TODOS OS CRIADORES DE AVES
 
InícioPortalRegistrar-seConectar-se
O Fórum As Nossas Aves
Top dos mais postadores
José Brás (336)
 
Zé Luis (206)
 
ANTONIO COSTA (192)
 
Manuel Marinho (168)
 
astavares (100)
 
PEDRO NETO (91)
 
leopoldo neves (78)
 
manuel silva (72)
 
Rui P Azevedo (51)
 
antonio cunha (39)
 
Estatísticas
Temos 289 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de JOSE HENRIQUE

Os nossos membros postaram um total de 1980 mensagens em 487 assuntos
Buscar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Busca avançada

Compartilhe | 
 

 Algumas Considerações

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 

De acordo com o texto abaixo deixem aqui os Vossos votos
Mais credível com anilha tapada
53%
 53% [ 8 ]
Mais credível com anilha à vista
0%
 0% [ 0 ]
O mais importante de candidato a Juiz é ser Idónio
20%
 20% [ 3 ]
O mais importante de candidato a Juiz é ser expert em aves.
27%
 27% [ 4 ]
Sem opinião formada
0%
 0% [ 0 ]
Total dos votos : 15
 

AutorMensagem
Valente Nunes
Membro
Membro
avatar

Mensagens : 11
Data de inscrição : 17/01/2011

MensagemAssunto: Algumas Considerações   Sex 11 Fev 2011, 01:35

Boas

-Mais uma nova época reprodutiva começou, renovam-se as esperanças e o sonho toma conta de todos nós, longe vão os tempos em que homem matava o tempo a observar um bom exemplar de pintassilgo que preso na gaiola compunha melodiosas sonatas com as quais deliciava o seu dono e os vizinhos, era o entretenimento de gente pobre e humilde.

Mas como o povo diz, “mudam-se os tempos e mudam-se as vontades!” e hoje a realidade é bem diferente, nos últimos anos o número de criadores federados tem vindo a aumentar de forma muito significativa, a procura de aves de raça vem crescendo, alguns criadores iniciam-se porque vêem na criação das aves uma fonte de rendimento, mas cedo se apercebem o quanto estavam enganados e acabam por abandonar o hobie.

Por vezes pergunto-me até que ponto actualmente a criação de aves se trata de um hobie e concluo que para a maior parte dos criadores ainda é um hobie, mas aos poucos caminha para algo mais profissionalizado, esta realidade faz com que se instale um certo receio entre aqueles que como eu andam nestas andanças pelo prazer de criar isto porque mais tarde ou mais cedo caso as finanças se apercebam de que há indivíduos a lucrar com a venda de aves vai cair em cima de todos ao que são filiados em clubes e obviamente federados, nem que para tal tenham que inventar mais um daqueles impostos com siglas, muito pomposas a que já estamos habituados, como se já não bastasse pagarmos os produtos a preços demasiados elevados carregados pelos impostos em vigor, aproveito a deixa para referir que algumas lojas aproveitaram a subida do IVA em dois pontos percentuais para duplicarem o preço dos seus produtos, além de ser escandaloso torna-se num roubo de igreja. Já nem vou comentar o facto destas mesmas lojas quererem pagar as nossas aves excedentes a preços irrisórios, porque nesta situação a culpa é inteiramente nossa, falta união entre os criadores, deveríamos estipular um preço base e ninguém vender aves abaixo do estipulado, talvez assim o respeito para connosco aumentasse por parte destes senhores.

Como se tudo isto não bastasse ainda nos temos que debater com as despesas de cotização e inscrição de aves em expos, acredito que para os Clubes e Associações os tempos que correm não são nada fáceis e este investimento até é um mal menor, sem estes “organismos” também não seria possível a nossa participação nestes eventos.

Para terminar gostava de colocar á consideração de todos os membros deste fórum dois assuntos que há muito tempo me causam motivos de preocupação, o primeiro tem a haver com a forma como decorrem os critérios de selecção para juízes de aves, tanto quanto sei e espero não estar enganado os interessados depois de obterem alguns prémios nas expos em que participaram fazem chegar ao clube em que estão filiados a vontade de se tornarem juízes, o clube se assim o entender envia a informação para o colégio de juízes onde posteriormente os candidatos fazem provas de admissão, consta que destas provas são elaboradas perguntas sobre os standards e genética das aves, depois de ultrapassadas estas provas os candidatos que as ultrapassarem são “promovidos” a aspirantes a juízes, acompanham julgamentos durante três anos e terminam com um exame prático (julgamentos).

Não seria muito mais interessante que na altura da candidatura fosse realizado uma entrevista por alguém com formação para tal onde se verificasse a idoneidade do candidato? ...é que isto de ser juiz não deve ser para qualquer um, tem que ser para pessoas sérias e honestas, é imprescindível que assim seja, os juízes têm que ser pessoas que saibam resistir a pressões porque em todos os sectores da nossa sociedade os lobies existem. Nesta fase da candidatura não precisa de ser um expert em aves, só tem que possuir paixão por estas, ser honesto, não se deixar tentar por corrupções e não se tornar um negociante de aves.

Na minha modesta opinião o mais razoável seria, durante os três anos em que acompanha julgamentos tem tempo mais que suficiente para aprender toda a matéria sobre standards e genética e poder vir a aprender a julgar e ser um bom juiz, idóneo e imparcial. No final dos acompanhamentos o candidato era submetido a um exame teórico onde daria então provas sobre os conhecimentos adquiridos a nível de genética e standards e um exame prático que consistiria em executar alguns julgamentos na presença de um júri constituído por juízes credenciados e com provas dadas.

O segundo assunto também não é menos pertinente, é sabido da grande parte dos criadores que normalmente há juízes que ano após ano são chamados a julgarem em expos realizadas por certos clubes e associações, até parece que foi celebrado um contracto de exclusividade entre estes clubes e esses mesmos juízes, normalmente cada criador tem na sua linha pequenos pormenores que distinguem as suas aves em relação a outros concorrentes e vice-versa, se aliarmos ao facto de as aves serem submetidas a julgamento com as anilhas descobertas, tudo fica demasiado suspeito. Não seria preferível alternar juízes todos os anos em cada expo?....sempre os mesmos ano após ano não acabam por identificar a linha das aves e consequentemente o criador da ave que está a julgar? ...e se a anilha das aves fosse tapada com uma fita opaca, não contribuía para que houvesse menos suspeição a maior verdade desportiva?

Gostava que o administrador colocasse estes temas a votação, seria interessante saber quem concorda ou não com os mesmos juízes a julgar ano após ano as mesmas expos.

Se os julgamentos com, a anilha tapada aumenta a credibilidade e a verdade desportiva.

Por último, será mais importante na altura que surge um candidato a juiz saber se é uma pessoa idónea ou se é um expert em aves.

A todos uma boa época reprodutiva, os maiores êxitos na próxima época de exposições.
Voltar ao Topo Ir em baixo
José Brás
Fundador
Fundador
avatar

Mensagens : 336
Data de inscrição : 13/08/2010
Idade : 57
Localização : Azambuja

MensagemAssunto: Re: Algumas Considerações   Sex 11 Fev 2011, 08:42

Caros amigos atendendo que achei bastante pertinente este texto do nosso amigo Valente Nunes, aceitei a ideia por ele sugerida e coloquei os dois assuntos à Vossa consideração, é com iniciativas destas que poderemos melhorar o fórum e a Ornitologia no seu geral.

Seria importante além de deixarem a Vossa votação deixarem também um comentário neste local.

A votação encontra-se no topo do Tópico.

_________________
Cumprimentos

José Brás

COAC 390 STAM DB05

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://nossasaves.forumeiro.net
Nuno Silva
Membro
Membro
avatar

Mensagens : 7
Data de inscrição : 05/01/2011

MensagemAssunto: Julgamentos   Sex 11 Fev 2011, 12:19

Boas a todos os foristas, na minha opiniao o melhor seria utilizar as anilhas tapadas, nao so para evitar possiveis favorecimentos mas principalmente porque acredito que acabaria por proteger os juizes de algumas situaçoes que se passam relativamente a alguma suspeiçao que se vai instalando.
A partir desse momento, com as anilhas cobertas, ganhava mais valor o conhecimento ornitologico em relaçao a dita idoneidade, que a meu ver e ate prova em contrario todos temos.O facto de haver pessoas com mais conhecimentos em determinadas raças favoreceria os julgamentos, que quanto a mim deveriam ser feitos por pessoas com provas dadas nas raças que passariam a julgar e nao por pessoas que se calhar nunca tiveram as raças que julgam e provavelmente ate nem estao a par da evoluçao da mesma...Sou 100% a favor da especializaçao dos juizes em apenas 3 ou 4 raças.


Abraço
Voltar ao Topo Ir em baixo
José Brás
Fundador
Fundador
avatar

Mensagens : 336
Data de inscrição : 13/08/2010
Idade : 57
Localização : Azambuja

MensagemAssunto: Re: Algumas Considerações   Sex 11 Fev 2011, 21:12

Vamos lá malta isto é importante vamos deixar aqui a nossa opinião.

_________________
Cumprimentos

José Brás

COAC 390 STAM DB05

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://nossasaves.forumeiro.net
José Caravau
Moderador
Moderador
avatar

Mensagens : 38
Data de inscrição : 23/01/2011
Idade : 53
Localização : Santa Joana - Aveiro

MensagemAssunto: Re: Algumas Considerações   Sex 11 Fev 2011, 21:28

Boas noites.

Eu também concordo que as anilhas sejam tapadas. Assim não haveria a suspeita de nada. Porque quer queiramos quer não, existem sempre tendências para certos e determinados criadores. E também sou da opinião que os juizes sejam especializados em 2 ou 3 raças.

Saudações Ornitológicas

José Caravau
STAM - 240-E
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://sites.google.com/site/avescaravau
ANTONIO COSTA
Membro Muito Activo
Membro Muito Activo
avatar

Mensagens : 192
Data de inscrição : 19/01/2011
Idade : 41
Localização : AÇORES

MensagemAssunto: Re: Algumas Considerações   Sex 11 Fev 2011, 21:33

BOAS TARDES SOU MAIS DA OPENIAO QUE O JUIZ DEVE TER MUITO CONHEÇIMENTO SOBRE AS AVES QUE ESTA A JULGAR cheers
Voltar ao Topo Ir em baixo
José Brás
Fundador
Fundador
avatar

Mensagens : 336
Data de inscrição : 13/08/2010
Idade : 57
Localização : Azambuja

MensagemAssunto: Re: Algumas Considerações   Sex 11 Fev 2011, 21:44

Como será normal eu também tenho a minha opinião, em relação à anilha ser tapada, sem sombra de duvidas que os julgamentos serão muito mais credíveis. Em relação aos CANDIDATOS a Juízes ser mais importante serem IDÓNEOS que terem bons conhecimentos sobre aves, eu acho que primeiro tem que ser idóneos, depois sim tem que aprender a conhecer bem as aves, é que não sei se repararam mas a pergunta não se refere a quem já é Juiz, mas sim a quem se candidata, porque um candidato a Juiz que não é Idóneo mas conhece bem as aves nunca será um bom Juiz, no entranto um candidato a Juiz que é idóneo tem mais que tempo suficiente para vir a conhecer bem as aves e ser um bom Juiz porque isto de pessoas que não são idóneas já estamos fartos, dai que se todos fossem idóneos (e eu não digo que não o sejam) não havia qualquer necessidade de as anilhas serem tapadas.

_________________
Cumprimentos

José Brás

COAC 390 STAM DB05

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://nossasaves.forumeiro.net
ANTONIO COSTA
Membro Muito Activo
Membro Muito Activo
avatar

Mensagens : 192
Data de inscrição : 19/01/2011
Idade : 41
Localização : AÇORES

MensagemAssunto: Re: Algumas Considerações   Sex 11 Fev 2011, 22:09

POIS É AMIGO BRAS VOÇE NESSE ASPECTO TEM TODA A RAZAO cheers
Voltar ao Topo Ir em baixo
PEDRO NETO
Moderador
Moderador
avatar

Mensagens : 91
Data de inscrição : 18/08/2010

MensagemAssunto: Re: Algumas Considerações   Sex 11 Fev 2011, 23:22

Boas,

Ora aqui esta um tema que deveria fazer correr muita "tinta", bom post amigo Nunes.
Já falamos pessoalmente sobre o assunto, e como lhe tinha dito, sou apologista a que os julgamentos sejam feitos com anilha tapada.

Eu não tenho levado aves as expos dês de o ano 2000, mas vou sempre visitar todas as expos que posso.

Amigos se eu consigo ver nas aves expostas o numero da anilha e o stam, serei apenas o único?.....

A ornitologia tem que mudar algumas coisas para que a verdade desportista seja digna.
Ter 1-2 casais de aves e brincar é uma coisa, agora quem se dedica a fundo e faz tudo para trabalhar as aves ao longo dos anos, merece e tem o direito de ver o seu trabalho visto com olhos de ver.....

Um juiz, ao meu ver tem que perceber e saber tudo sobre as aves, mas ser idóneo, é a coisa mais importante.

Também não aceito muito bem haver juízes que sejam de cor e de porte. Na minha opinião deveriam ter apenas uma classe, e assim poderiam ainda melhor representar os seus papeis que é julgar nas classes onde se aprofundaram....

Esta na altura da ornitologia mudar para melhor em Portugal.
Abraço.
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://canarilpedroneto.webnode.com.pt/
Manuel Marinho
Moderador
Moderador
avatar

Mensagens : 168
Data de inscrição : 11/09/2010
Idade : 68
Localização : Belgica

MensagemAssunto: Re: Algumas Considerações   Sab 12 Fev 2011, 14:11

Boa Tarde.

A bons e maus Juízes , como em outras áreas, mas para acabar com as duvidas seria melhor as anilhas serem tapadas e assim acabavam as duvidas .

_________________
Cumprimentos.
Manuel Marinho
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] Tudo sobre Pintassilgos
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
manuel silva
Membro Muito Activo
Membro Muito Activo
avatar

Mensagens : 72
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 42
Localização : frança

MensagemAssunto: Re: Algumas Considerações   Sab 12 Fev 2011, 16:09

eu acho que sim as anilhas deveriam ser tapadas talvez assim os pequenos criadores tivessem mais hipótese de obter pontuação mais altas
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://ospassarosdomanel.blogspot.com/
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Re: Algumas Considerações   Dom 13 Fev 2011, 23:22

Bem eu tenho visitado algumas exposições este ano que passou ,o que vi foi juizes que já conhecem certas aves de certos criadores que vão julgar ,ora como a amizade é mais forte que o hobbie decerto se fazem uns favorzinhos ,em troca de outros
A anilha ser tapada ou não ,em nada interfere ,as pessoas conhecem as aves e o dono,portanto fica tudo em casa Smile
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Algumas Considerações   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Algumas Considerações
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Algumas Considerações sobre GLOSTER !!!!!!!
» Algumas Considerações, e ideias para fazer a própria mistura de sementes!
» Casal de mandarim, algumas perguntas?
» 1 Tartaruga algumas duvidas
» Algumas Doenças das Tartarugas Aquáticas

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
As Nossas Aves :: Canários :: Assuntos Pontuais-
Ir para: